top of page

Dados Secundários

CADERNO 1: CONTAS PÚBLICAS RESUMO EXECUTIVO  

Este Resumo Executivo contempla o diagnóstico do capítulo sobre Contas Públicas do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Acre – ACRESCE, desenvolvido pelo Instituto Sapien de Gestão, Avaliação e Pesquisa Aplicada em Ciência, Tecnologia e Inovação. 

O documento tem por objetivo apresentar brevemente o resultado do diagnóstico efetuado em relação às Contas Públicas do Acre, contribuindo para os debates e consolidação de propostas de soluções de desenvolvimento das potencialidades do Estado, em cada área de atuação, de modo a agregar valor aos produtos e fortalecer o capital humano, apoiando gestores e entes públicos. (Leia mais aqui: 01 Resumo Executivo -Contas Publicas.pdf)

01.png

CADERNO 2: SAÚDE RESUMO EXECUTIVO

A Saúde é uma das importantes áreas avaliadas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Acre – ACRESCE, desenvolvido pelo Instituto Sapien de Gestão, Avaliação e Pesquisa Aplicada em Ciência, Tecnologia e Inovação. Este Resumo Executivo apresenta diagnóstico efetuado em relação à Saúde, como etapa anterior à realização das oficinas estratégicas, nas quais serão debatidas e consolidadas propostas de soluções de desenvolvimento das potencialidades do Estado, em cada área de atuação. 

Para este capítulo, foram consultados dados do Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), como a Pesquisa de Orçamentos Familiar e a Pesquisa Nacional da Saúde, a partir de informações dos anos de 2013, 2018 e 2019. Também foram verificados o Relatório Anual da Associação Médica Brasileira de 2023 (dados de 2022) e as informações do Ministério da Saúde (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), referentes ao ano de 2021, sobre os CNPJs com atividade médica. (Leia mais aqui: 02 Resumo Executivo - Saude.pdf)

02.png

CADERNO 3: EDUCAÇÃO RESUMO EXECUTIVO

O panorama da Educação no Acre é a terceira área avaliada pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Acre – ACRESCE, desenvolvido pelo Instituto Sapien de Gestão, Avaliação e Pesquisa Aplicada em Ciência, Tecnologia e Inovação. Neste Resumo Executivo são apresentados os principais pontos do diagnóstico efetuado em relação à análise dos indicadores de Educação no Estado. 

Para cada etapa formativa, foram utilizados determinadas fontes de pesquisa, entre elas o Censo de Educação Básica de 2022, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), de 2021, para construção de análises sobre a Educação Básica.  (Leia mais aqui: 03 Resumo Executivo - Educacao revisado.pdf)

03.png

CADERNO 4: MACROECONOMIA RESUMO EXECUTIVO

Com informações sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do Acre, a situação de pobreza de sua população, dados recentes sobre renda estadual, programas sociais, empresas e organizações que atuam no Estado, além de indicadores de trabalho e emprego, este Resumo Executivo aborda a Macroeconomia do Acre. 

É importante registrar que, neste documento, em específico, foram atualizados dados em relação aos anos de 2022 e 2023, correlacionados com os indicadores do Caderno de Contas Públicas, a fim de não ficarem tão defasados, uma vez que a área de Macroeconomia, originalmente, foi a que primeiro teve os indicadores consolidados no Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Acre – ACRESCE.  (Leia mais aqui: 04 Resumo Executivo - MacroEconomia revisado com Guia.pdf)

04.png

CADERNO 5: ECONOMIA – PRODUÇÃO PRIMÁRIA RESUMO EXECUTIVO

O setor primário da economia é caracterizado pela atividade econômica que extrai matérias-primas da natureza, transformadas em bens de consumo. É formado por atividades que trabalham com recursos naturais ou produtos primários, entre elas a Agricultura, a Pecuária, a Silvicultura, a Pesca, o Extrativismo Mineral e Vegetal. Considerado como o início da cadeia produtiva, é este o tema deste Resumo Executivo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Acre – ACRESCE.

Responsável pela produção de commodities, como soja, minério de ferro e até petróleo, o setor primário da economia tem como principais atividades no Acre a Agricultura, a Pecuária e o Extrativismo. 

(Leia mais aqui: 05 Resumo Executivo - Economia Prod Primaria.pdf)

05.png

CADERNO 6: ECONOMIA – PRODUÇÃO SECUNDÁRIA E TERCIÁRIA  RESUMO EXECUTIVO  

Este Resumo Executivo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Acre – ACRESCE aborda a Economia em relação aos setores  de Produção Secundário (Indústria, Mineração e Construção) e Terciário (Comércio, Serviços e Turismo).

Para este diagnóstico setorial, foram utilizadas bases de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE; Pesquisa Anual da Indústria da Construção – PAIC, 2020; Análise da Série Histórica da Pesquisa Anual de Comércio – PAC 1997-2019; e Pesquisa Mensal do Comércio – PMC, fevereiro de 2023); Inteligência Econômica – CBIC – Panorama da Construção: Desempenho da Construção Civil em 2022 e Perspectivas para 2023 – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI; dados da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (FAPAC) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); estatísticas das Fundações Privadas e Associações sem fins Lucrativos (FASFIL/IBGE) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP, 2020). (Leia mais aqui: 06 Resumo Executivo - Economia.pdf)

06.png

CADERNO 7: INFRAESTRUTURA RESUMO EXECUTIVO

Infraestrutura é o foco deste Resumo Executivo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Acre – ACRESCE. Envolve as áreas de saneamento básico (sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos); energia, telefonia, internet e transportes. 

Para o levantamento de dados sobre aspectos do saneamento básico, foram considerados o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades (dados de 2017 a 2021); a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C), da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE, 2022); o Sistema Siconfi do Tesouro Nacional, 2023 e a publicação “100 maiores cidades brasileiras no ranking do Saneamento”, 2022.. (Leia mais aqui: 07 Resumo Executivo_Infraestrutura.pdf)

07.png

CADERNO 10: ATIVOS E RECURSOS AMBIENTAIS  RESUMO EXECUTIVO

Os Ativos e Recursos Ambientais constituem os temas deste Resumo Executivo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Acre – ACRESCE. Envolvem investimentos feitos por empresas e organizações para reduzir os impactos ambientais de suas ações e promover a sustentabilidade ambiental.

Para este levantamento, foram consultados documentos e fontes como: Lei Estadual nº 1.904/2007, que institui o Zoneamento Ecológico Econômico do Estado do Acre (ZEE); Lei Estadual nº 2.308/2010, que cria o Sistema Estadual de Incentivos a Serviços Ambientais (SISA), o Programa de Incentivos por Serviços Ambientais (ISA) Carbono e demais Programas de Serviços Ambientais e Produtos Ecossistêmicos do Estado do Acre; Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento no Acre (PPCD/AC), 2010; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Instituto de Mudanças Climáticas. 2014; Serviço Florestal Brasileiro (SFB), 2018; Diagnóstico dos Conflitos Fundiários e Socioambientais no Estado do Acre – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), 2018; Inventário de Emissões Antrópicas e Sumidouros de Gases de Efeito Estufa do Estado do Acre, Base 2010, Embrapa-Acre, 2012; e Sistema Estadual de Incentivos aos Serviços Ambientais do Acre: lições para a construção de instrumentos econômicos nacionais, 2015. (Leia mais aqui: 10 Resumo Executivo_Ativos e Recursos Ambientais.pdf)

10.png
bottom of page