Dados Primários
INTRODUÇÃO
O projeto Diagnóstico para o Desenvolvimento Econômico do Acre: Meio Ambiente e Economia (Acresce), teve seu início em 2021, com o objetivo de compreender os aspectos econômicos e sociais mais relevantes do Estado e buscar soluções efetivas para aproveitar as potencialidades de desenvolvimento.
Por esse motivo, teve como uma das metas apresentar os macrodados regionais detalhadamente, demonstrando aspectos da macroeconomia, da educação, da segurança pública, da infraestrutura, da saúde, do ambiente e também do território e dos povos do Acre.
Foi possível evidenciar, com dados concretos, características econômicas marcantes, como a dependência do Produto Interno Bruto (PIB) do Setor Público e a forte concentração da economia na capital Rio Branco. Outro ponto levantado foi a ascensão do Setor Agropecuário, que tem maior relevância no PIB dos menores municípios (SAPIEN, 2023a).
A etapa subsequente do projeto Acresce consistiu em identificar e escolher 25 comunidades que englobam a participação de povos tradicionais e comunidades urbanas produtivas e não produtivas, a fim de coletar informações acerca de hábitos e desafios enfrentados por essas comunidades.
O propósito deste relatório é fornecer um diagnóstico das comunidades do Acre, descrevendo as particularidades de cada uma delas, com base no relato de seus habitantes, bem como nas observações realizadas durante o trabalho de campo.